7 atitudes que podem arruinar sua visão

As pessoas às vezes deixam a saúde dos olhos em segundo plano. Isso é um grande erro! Nossa visão é uma parte importantíssima da vida. Atitudes cotidianas podem contribuir com a saúde dos olhos e garantir preventivamente uma visão de qualidade e duradoura.

 

Óculos de sol

É comum pensar que os óculos são apenas acessórios de moda, que devem ser usados em dias de muito calor ou em viagens à praia. No entanto, é fundamental que esse objeto seja incorporado à rotina, independente do clima. Os raios UV, que são bloqueados pelos óculos escuros, deterioram a visão não importa o tempo que faça, já que se mantêm sempre presente no meio ambiente. Compre em lojas de confiança para garantir que as lentes bloqueiem pelo menos 99% dos raios UVA e UVB.

 

Horas diante de um monitor

Não é aconselhável! Com o aumento da tecnologia, as pessoas estão passando muito mais tempo com os olhos focados em telas de monitores (smartphones, computadores e tablets). Esse hábito é nocivo para a saúde dos olhos, que começam a ficar fadigados por conta da exposição excessiva à luz emitida pelos aparelhos. Junto a isso vêm dores de cabeça, visão turva, olhos secos e falta de concentração. Faça pausas e procure ficar pelo menos a 50 cm de distância das telas.

 

Uso constante de colírios

Tudo usado em excesso é prejudicial e com colírios não é diferente. Abusar desses medicamentos pode estimular um ciclo vicioso. Os danos causados à visão variam de acordo com o colírio utilizado, mas vão desde vermelhidão sem cura até o desenvolvimento de glaucoma ou catarata precoce.

 

Higiene com as lentes de contato

Por falta de informação, muitos pacientes cometem erros quanto à higienização das lentes de contato, situação que pode causar graves infecções. Via de regra, as lentes devem ser sempre higienizadas, assim como o respectivo estojo. A limpeza não deve ser realizada no chuveiro, banheiras, piscinas, nem em qualquer outro lugar público. Use a solução específica para esse fim e nunca durma com as lentes, pois os olhos precisam descansar e serem oxigenados.

 

Tabagismo

 Ninguém deveria fumar, pois o hábito não traz problemas apenas aos pulmões e coração, mas também aos olhos. O tabagismo prejudica a capacidade do corpo em fornecer nutrientes e a oxigenação necessária ao organismo, deteriorando parte da retina e aumentando o risco de desenvolvimento da catarata.

 

Dormir de maquiagem

Existem maquiagens que, ao entrar em contato com os olhos, causam vermelhidão, sensação de areia nos olhos e até alergias mais severas. Por isso é bom redobrar a atenção e evitar dormir com maquiagem. Caso ocorra contato do produto com os olhos, lave abundantemente com água fria. Se não ocorrer melhora, procure seu oftalmologista.

 

Não ignore os sintomas

Negligenciar sintomas causa sérias consequências. Por isso, evite adiar consultas médicas. Os sintomas não vão desaparecer sozinhos e, tratando de forma imediata, o problema é mais facilmente resolvido. Portanto, nada de achar que “vai passar” ou se automedicar. Se estiver com algum problema com os olhos, procure o seu oftalmologista imediatamente.