Clínica Olhos no 7º Congresso Mundial de Glaucoma

Dr. Geraldo Magela esteve na capital finlandesa com os maiores especialistas no diagnóstico e tratamento da doença.

 

De 28 de junho a 1º de julho, Helsinque recebeu a sétima edição do Congresso Mundial de Glaucoma. Os maiores especialistas do Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa estiveram presentes no evento que tem como objetivo discutir sobre as novas técnicas diagnósticas e cirúrgicas, sobretudo cirúrgicas, além dos medicamentos que estão surgindo para o tratamento da doença.

O glaucoma está geralmente associado ao aumento da pressão intraocular, o que pode ocasionar danos ao nervo óptico.  A doença é grave e pode levar à perda da visão se não tratada apropriadamente. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que o mal atinja entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos. Pessoas com histórico familiar têm as chances aumentadas. Negros e latino também estão no grupo de maior risco.

Referência no tratamento do glaucoma em Brasília, a Clínica Olhos esteve presente no VII Congresso Mundial de Glaucoma com o Dr. Geraldo Magela, sendo ele o único representante da região Centro-Oeste no evento. Sobre as novidades apresentadas, Dr. Magela destaca as técnicas de tratamento cirúrgico minimamente invasivas, que consistem em micro stents colocadas dentro do olho do paciente. Trata-se de próteses milimétricas que logo estarão disponíveis para comercialização no Brasil.

“No congresso em Helsinque tive a oportunidade de fazer treinamentos para fazer a cirurgia de implantação dessa nova técnica com os maiores especialistas do mundo”, conta Dr. Magela. Ele se refere ao Dr. Robert Rich, um expoente no estudo e tratamento do glaucoma e que seu foi professor no The New York Eye and Ear Infirmary. A dupla teve um artigo aceito para publicação no The Journal of Glaucoma.

“Outro momento muito importante eu vivi nesse evento foi o contato com o Dr. Mark Latina, inventor do SLT, método de laser preconizado para o tratamento inicial do glaucoma”, destaca. “O Dr. Latina me passou ainda várias dicas e novidades sobre como explorar melhor o método e obter melhores resultados com ele”, acrescenta Dr. Magela.

Várias novidades para o tratamento do glaucoma foram apresentadas no evento mundial, inclusive novas terapias a laser. Sobre esse assunto, Dr. Magela escreveu e publicou um artigo em julho deste ano e pôde trocar experiências e comentar a respeito com vários especialistas do mundo inteiro.