Dor nos olhos? Entenda as causas mais comuns.

A dor nos olhos pode aparecer em diversas áreas do globo ocular e se manifestar de várias formas. Em geral, as pessoas sentem os olhos pesados e acabam associando esse problema a horas mal dormidas, pouca hidratação ou muito contato com o sol. Porém, nem sempre essas são as causas de fato.

Às vezes, a dor é persistente e vem seguida de algum outro desconforto. Um incômodo isolado pode ser causado por algum problema insignificante e que não exigirá tratamento. No entanto, também pode indicar algum problema grave como ametropia, astigmatismo, miopia, hipermetropia, presbiopia (depois dos 40 anos), problemas na motilidade ocular (estrabismo), glaucomas de ângulo fechado (acima de 35 anos) ou sinusite.

Quais os sintomas?

A dor nos olhos vem acompanhada de alguma ardência, sensação latejante ou impressão da presença de um objeto estranho dentro dessa área. Fique atento às situações abaixo e procure um oftalmologista caso identifique alguma em sua rotina:

• Dor ao movimentar a cabeça
  • Dor e vermelhidão na região dos olhos
  • Dor ao piscar
  • Visão embaçada
  • Dor de cabeça

Essas dores podem ocorrer nos dois olhos ou apenas em um deles. Por isso, ao entrar em contato com seu médico, relate exatamente o tipo de dor que sente.

Como fazer a prevenção?

A prevenção é feita pela adoção cotidiana de cuidados com a saúde dos olhos. Caso a pessoa faça uso de lentes de contato, a limpeza deve ser prioridade e a aplicação do produto de assepsia deve se restringir ao do próprio paciente, ou seja, é importante evitar colírio ou lubrificante de outra pessoa. Se o incômodo persistir, o uso das lentes deve ser suspenso de imediato.

Quando devo procurar um médico?

A ajuda médica deve ocorrer caso o incômodo persista por mais de dois dias, ou seja notada uma diminuição da visão. Se persistir alguma dúvida, lembre-se que realizar consultas para aferir a pressão dos seus olhos é sempre recomendável. Qualquer problema que for identificado com antecedência tem chances muito maiores de cura.