Catarata

Certamente você já ouviu falar dessa doença que afeta a visão, principalmente de idosos acima dos 55 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é uma das principais causas de cegueira. Mas se descoberta e tratada a tempo, a cura é praticamente certa.

catarata ocorre quando a visão começa a ficar opaca. Isso acontece devido a um processo gradual de escurecimento do cristalino, que vai impedindo a imagem de se formar com nitidez na retina. Lentamente, o resultado é um quadro de cegueira completa e o único tratamento para reverter a situação é a cirurgia.

Sintomas

Os principais sintomas de que alguém está desenvolvendo a doença são visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção de que as cores estão desbotadas.

Olho opaco com catarata

Principais tipos

Catarata Senil: a mais comum, ocorre em geral por conta do processo de envelhecimento.

Catarata Congênita: ocorre por doenças da mãe que atingem o feto, ou o bebê no primeiro ano de idade.

Catarata Traumática: são ocasionadas por acidentes que atingem os olhos e geralmente são unilaterais.

Catarata Diabética: relacionada ao diabetes, pode atingir pessoas mais jovens, e a perda da visão é mais rápida do que quando a causa é a catarata senil.

Catarata decorrente de medicamentos: provocada principalmente pelo uso contínuo de corticoides por longos períodos.

Tratamento

A cirurgia de catarata atualmente é um procedimento rápido, seguro e com resultados muito satisfatórios ao paciente. No entanto, para que tudo corra bem, é necessário o emprego de equipamentos de alta tecnologia e um especialista capacitado para executá-la.

Com a moderna cirurgia de catarata é possível não apenas recuperar a nitidez da visão, como também diminuir ou até eliminar a dependência dos óculos, seja para longe ou perto. Em um procedimento bem executado são empregadas técnicas cirúrgicas atualizadas associadas à utilização de lentes intraoculares de alta definição para a substituição do cristalino danificado. A recuperação é rápida e a taxa de complicações é muito baixa, o que permite ao paciente voltar às atividades normais em um curto espaço de tempo. O resultado final é uma visão muito superior do que antes da cirurgia.
+

Nosso olho possui uma lente na região interna chamada cristalino. É a parte responsável por manter as imagens em foco na retina. É na retina, uma região do fundo do olho, que as imagens são recebidas e posteriormente enviadas para serem interpretadas pelo cérebro.

Olho com catarata

Lente opaca é retirada

Implante Inserido

Olho com novas lentes