Ametropia

Miopia, astigmatismo e hipermetropia são chamadas de ametropias. Referem-se às alterações no processo de chegada da luz à retina, causando perda de nitidez na visão. Quem tem algum desses problemas, ou mesmo a combinação de mais de um deles, é candidato a fazer uma cirurgia de correção a laser.

Causas e sintomas

Os míopes têm dificuldade em enxergar de longe, mas enxergam muito bem de perto, melhor até que pessoas sem complicações na visão. Os olhos dos míopes são maiores, em alguns milímetros, do que os olhos de padrão normal, situação que impossibilita a projeção da imagem na retina, fazendo isso em um ponto virtual anterior.

Já as pessoas hipermétropes não enxergam bem de perto e podem também não enxergar bem de longe, dependendo do grau do problema e da idade. Os olhos de quem tem hipermetropia são menores que os de padrão normal. Assim, as imagens não focam na retina, e sim em um ponto virtual atrás dela.

Em um olho normal, o olho consegue fazer o foco trazendo a imagem de trás do olho para o seu ponto focal correto na retina.

No astigmatismo, a alteração não é no comprimento dos olhos, mas na curvatura da córnea. A córnea é a primeira lente do olho e tem um alto poder de foco fixo, ou seja, não consegue alterá-lo como faz o cristalino. No astigmatismo, algum meridiano da córnea terá capacidade de convergir mais as imagens, fazendo com que as imagens deste meridiano em questão, e apenas deste, foquem antes da retina. Os olhos não têm recursos para compensar essa ametropia. As pessoas com um grau acima de 2,50 em geral, vão sentir embaçamento da visão, sobretudo para longe. Em graus menores, a queixa principal do paciente é de dor de cabeça ou incômodo com a claridade.

O cristalino – a lente interna do olho – tem capacidade para ajustar o foco, trazendo a imagem de trás do olho para o ponto focal correto na retina. Trata-se de um sistema de autofoco dos olhos que permite nitidez às imagens, mas perde força com a idade.

Tratamento

Hoje em dia, é possível corrigir essas ametropias pela cirurgia a laser, um procedimento rápido, seguro e preciso com uso de equipamentos modernos e eficientes, como os que estão disponíveis na Clínica Olhos. O resultado da cirurgia proporciona um altíssimo grau de satisfação e pode reduzir ou mesmo eliminar por completo a dependência do uso de óculos ou lentes de contato.