Calázio

O hordéolo ou calázio é uma inflamação dolorosa que surge na área interna ou externa das pálpebras. O aparecimento é súbito e provoca um pequeno nódulo doloroso e avermelhado. Popularmente, os hordéolos ou calázios são conhecidos como terçol.

Provocado pela inflamação da glândula de meibômio, a lesão leva à formação de nódulo na pálpebra, o calázio

Provocado pela inflamação da glândula de meibômio, a lesão leva à formação de nódulo na pálpebra, o calázio

 

Causas

O hordéolo ou calázio é a inflamação de uma das pequenas glândulas que existem na borda das pálpebras, tanto superior como inferior. Essas glândulas produzem uma solução gordurosa que é um dos componentes da lágrima.

Possíveis complicações

Algumas vezes, o hordéolo pode drenar por conta própria, deixando ou não um nódulo remanescente na região. Muito raramente, o processo pode levar a um quadro de celulite, que requer uso de antibióticos e até internação. Uma complicação frequente é a recorrência do problema, que tratamentos específicos prescritos pelo oftalmologista podem evitar.

Tratamento

O tratamento para o calázio consiste em compressas de água morna e até intervenção médica para desobstrução da glândula. Não é recomendado espremer o calázio em nenhuma hipótese.

É muito importante que o paciente procure um médico especialista. Somente um profissional habilitado poderá prescrever o melhor tratamento, que varia de simples compressas de água morna e antibióticos orais até cirurgias. A automedicação nunca é aconselhável.