Vista cansada? Saiba como lidar

O que é vista cansada?

Quando usamos nossa visão em excesso, principalmente em práticas de leitura ou na exposição a algum dispositivo digital, ficamos vulneráveis a um incômodo chamado popularmente de vista cansada. Isso acontece porque o acúmulo de horas, dias, meses e anos de uso faz nossa visão sofrer um desgaste.

Você começa a perceber que ler materiais impressos, ou até mesmo um simples texto no celular, se torna uma ação mais difícil. Esse problema é uma das principais doenças oculares e atinge cerca de 90% da população. Vale ressaltar que não são apenas os computadores os grandes vilões deste problema. Qualquer aparelho usado para leitura pode ocasionar o problema e acarretar uma série de complicações para a saúde.

Quais são os sintomas?

Existem vários sintomas e eles variam de paciente para paciente, por isso é necessário procurar um médico especialista e informar o que se está sentindo. Confira alguns:

  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão
  • Ardência
  • Edema
  • Visão dupla
  • Desconforto
  • E em alguns casos, menos comuns, existe a ocorrência de tonturas.

Os sintomas podem diminuir a qualidade de vida e uma ressalva de grande importância é sobre as horas recomendadas de sono. Uma noite bem dormida não causa apenas uma boa disposição ao corpo, mas também é ideal para todo o organismo, olhos incluídos.

Como se prevenir?

 As dicas listadas são cuidados que você deve tomar no seu dia a dia. Nunca se automedique! Além de não resolver nada além da dor, pode até piorar os sintomas. Por isso, procure seu médico oftalmologista.

  • Faça pausas regulares do uso do computador

Hoje em dia é muito comum abusar das horas de uso no computador. Por isso, se você depende desse dispositivo na rotina de trabalho e estudo, faça pequenas pausas longe do aparelho. A saúde dos seus olhos e mesmo do seu corpo agradecerá. 

  • Controle o brilho da tela

É importante saber controlar o brilho da tela de todos os aparelhos que usamos no nosso dia a dia. Passamos tanto tempo em frente a várias telas que acabamos sem dar a devida atenção à regulação da luz que emitem.

  • Leitura e TV só com iluminação adequada

Reservar um tempo para leitura é um hábito saudável e divertido. Fazer isso em um ambiente iluminado e que não deixe a visão pesada faz a atividade ainda melhor. Se você é adepto de assistir televisão no escuro, elimine esse hábito. É importante iluminação adequada para que os olhos descansem.

  • Pisque mais

Piscar mantém os olhos lubrificados. Parece um mecanismo apenas automático e autorregulado, mas quando estamos em frente ao computador, não piscamos com a frequência adequada. Certifique-se de piscar o suficiente para lubrificar seus olhos durante as pausas e use um colírio recomendado por seu oftalmologista.